Something is rotten

Aquilo a que temos assistido nos últimos dias, não deverá surpreender ninguém.

A tentativa de diabolização do povo britânico – convenientemente confundido com o idiota do senhor Farage – é parte da estrondosa e iminente «fuga para a frente» que a União Europeia se prepara para correr.

Digo «convenientemente» porque Juncker – a face «institucional» mais visível dessa malaise que há muito corrói aquilo a que pomposamente designaram de «o mais belo projecto político da história dos projectos políticos» – precisa de combustível para o próximo negócio da sua vida: provar ao mundo e aos «piquenos» que só o degredo e a humilhação os aguarda caso se atrevam a descarrilar. «Quem não é por nós, é contra nós.» Há que dar o exemplo.

A secundá-lo estão Merkel (*), o inefável Holland, Renzi e esse grande vulto chamado Tusk, por sua vez apoiados por laboriosos apparatchick, lestos em servir a causa. 

É esta laia de gente – mesquinha, arrogante, vingativa e por estes dias aflitíssima – que nos calhou em sorte e se prepara para pôr em prática a mais engenhosa táctica instigadora de repulsa desde que Iago sussurrou ao ouvido de Otelo «já que tens um tempinho livre, anda cá ouvir uma coisa.»

Não vai ser bonito.

(* Merkel proferiu hoje declarações que a afastam do ressabiamento, da petulância e da pequenez de outras personagens, revelando a fibra e a classe de um verdadeiro estadista: não invectivar um povo e um país que foi e continua a ser um parceiro e um aliado. Para já, uma lição.)

Standard

2 thoughts on “Something is rotten

  1. Pita diz:

    Gostei da sua escrita. Pena que não apareça mais vezes, porque é lúcido.
    Eu estou velho (>70 anos) e nunca tive a coragem de manter um blog.
    Obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s